top of page

OS OCEANOS E A CRISE CLIMÁTICA

Como a ação dos seres humanos modificam os oceanos e como os efeitos negativos são vistos na mudança do clima



Os oceanos são elementos importantes para a biosfera e garantem a subsistência humana, provendo os ciclos necessários para a regulação do clima no planeta. Além disso, de acordo com Special Report on the Ocean and Cryosphere in a Changing Climate do IPPC (Intergovernmental Panel on Climate Change), aproximadamente 15% de toda proteína consumida pelos seres humanos provém dos mares.

Os oceanos não são apenas o maior habitat de biodiversidade natural da Terra, mas também são fundamentais para a regular o clima global e sustentam a vida marinha e terrestre. A vulnerabilidade dos volumes de pescado sob o agravamento das mudanças climáticas é algo a ser considerado pelos líderes mundiais. Poderemos ver, nas próximas décadas, a migração de espécies marinhas para regiões mais frias, o que pode levar à extinção local de espécies em determinadas regiões do planeta.

Contudo, as grandes emissões de carbono estão causando o aquecimento do oceano, o aumento do nível do mar, a acidificação e a perda de oxigênio que compromete a completa coesão do ambiente marinho em vários níveis tróficos.

Geleiras em derretimento. Fonte: Isto é



Aquecimento dos oceanos

Além de fonte de alimento, energia e matéria-prima para formulação de medicamentos, os oceanos desempenham a função de reguladores do clima. Os gases do efeito estufa não se concentram apenas na atmosfera, também reagem com as águas dos oceanos, modificando a temperatura do oceano. A circulação oceânica permite que o calor seja distribuído pelo globo, da superfície até às profundezas abissais. Esse fluxo de águas mais quentes e mais frias molda o microclima de regiões costeiras e determina os padrões de chuva, umidade e a temperatura da superfície.

O oceano está sendo aquecido ininterruptamente desde 2005, seguindo as tendências do 5º Relatório de Avaliação do IPCC. A água mais aquecida dos oceanos evapora mais rapidamente, formando na atmosfera um cenário ideal para tempestades mais agressivas. A temperatura mais elevada dos oceanos é preocupante e ameaça a delicada vida do mar, pois altera os ciclos reprodutivos das espécies marinhas em diferentes níveis tróficos, perturbando a cadeia alimentar. O desequilíbrio climático nos oceanos pode ocasionar cenários de insegurança alimentar. Os oceanos regulam as chuvas e a umidade, mudanças no ecossistema marinho comprometem o volume de pescado, além de poder impactar os índices de chuvas causando prejuízos na agricultura.


Aumento do nível do mar

O aumento do nível do mar se dá não só pela expansão da água devido ao seu aquecimento, mas também por causa do derretimento das calotas de gelo nos polos. Segundo o IPCC, atualmente 28% da população mundial vive em regiões costeiras. O aumento progressivo do nível do mar contribui para inundações principalmente nessas regiões ameaçando boa parte da população mundial.

Consequências das mudanças climáticas – aumento do nível do mar.Fonte : Vegazeta

Acidificação do oceano

Os gases do efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2), presentes na atmosfera são absorvidos pela água do mar. Esse processo químico reduz o pH, deixando a água com uma maior acidez. Essa modificação no padrão de pH da água do mar reduz a concentração de carbonato de cálcio na água, prejudicando espécies como moluscos e corais, pois não conseguem formar suas conchas e esqueletos.

Os danos ao ambiente marinho são extensos e para reverter o quadro alarmante que se vive hoje deve-se reduzir as emissões de gases do efeito estufa. As águas mais ácidas danificam a consolidação da estrutura dos recifes de corais, causando o fenômeno do branqueamento e até sua morte. Os corais são indispensáveis para manter o equilíbrio dos oceanos, visto que são berçários, abrigo e proteção para grande quantidade de formas de vida marinha.


Referências:

Nacional Geographic. Maior habitat do planeta, os mares ajudam a regularizar o clima, mas estão sendo drasticamente impactados pelo aquecimento global, 2017. Disponível em: < https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/101-oceanos-mudancas-climaticas-mar-mares-fauna-marinha-aquecimento-global-clima-salgado> Acesso em: 22/09/2021.

IPCC, Intergovernmental Panel on Climate Change. Special Report on the Ocean and Cryosphere in a Changing Climate. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/srocc/>. Acesso em: 21/09/2021.

IPCC, Intergovernmental Panel on Climate Change. Changing Ocean, Marine Ecosystems, and Dependent Communities. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/srocc/chapter/chapter-5/>. Acesso em: 22/09/2021.

Isto É Dinheiro . Mudança climática afeta a estabilidade do oceano mais rápido do que se pensava. Disponível em: <https://www.istoedinheiro.com.br/mudanca-climatica-afeta-estabilidade-do-oceano-mais-rapido-do-que-se-pensava/>. Acesso em: 22/09/2021.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page