top of page

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ONU



Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um pacto global realizado pela ONU e seus países membros em 2015, que visava uma nova agenda de desenvolvimento sustentável pelos 15 anos seguintes, sendo o ano de 2030 o prazo final para o cumprimento dos objetivos acordados no pacto. Vale ressaltar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável visam tanto a melhoria da qualidade de vida das pessoas, quanto a do meio ambiente.


Ao todo são 17 objetivos, com 169 metas contempladas por eles, que buscam abranger três aspectos do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental. Embora sejam de elementos diferentes, esses objetivos estão interligados, de modo que devem ser implementados em conjunto.


Os ODS surgiram a partir do legado deixado pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que tiveram início em 2000 e contavam com oito objetivos e 21 metas, que seguiram até 2015, ano em que foram firmados os ODS. Os ODM serviram como ponto de partida para a nova agenda global, que é mais abrangente, com mais objetivos e metas que a anterior.


Colocado em prática, cada país, dos 193 países-membros da ONU que voluntariamente se comprometeram com a Agenda 2030, fica responsável por implementá-la por meio do fornecimento de meios que auxiliem a alcançar os objetivos. Além disso, também é da responsabilidade de cada país acompanhar o progresso de cada um deles em seu território.


Os 17 objetivos. Fonte: Estratégia ODS


Conheça os ODS:

1)Erradicação da pobreza

Acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares, a nível regional, nacional e internacional. Viabilizar recursos econômicos para pessoas pobres e vulneráveis


2) Fome zero e agricultura sustentável

Combater a fome e alcançar a segurança alimentar. Melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.


3) Saúde e bem-estar

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos.


4) Educação de qualidade

Garantir o acesso à educação de qualidade, inclusiva e equitativa, além de oferecer oportunidades de aprendizagem para todos.


5) Igualdade de gênero

Atingir a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.


6) Água limpa e saneamento

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável de água potável e saneamento.


7) Energia acessível e limpa

Garantir o acesso à fontes de energia sustentáveis, modernas e confiáveis.


8) Trabalho decente e crescimento econômico asad

Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, além de garantir o emprego pleno, produtivo e digno para todos.


9) Indústria, inovação e infraestrutura

Promover a industrialização inclusiva e sustentável, incentivar a inovação e desenvolver infraestruturas de qualidade para todos.


10) Redução das desigualdades

Reduzir a desigualdade tanto entre as pessoas quanto entre os países.


11) Cidades e comunidades sustentáveis

Transformar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis.


12) Consumo e produção responsáveis

Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.


13) Ação contra a mudança global do clima

Incorporar medidas urgentes no combate contra as alterações climáticas e seus impactos.

14) Vida na água

Conservar os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.


15) Vida terrestre

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Combater a desertificação, frear e reverter a degradação dos solos, além de deter a perda da biodiversidade.


16) Paz, justiça e instituições eficazes

Incentivar sociedades pacíficas e inclusivas, viabilizar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, inclusivas e responsáveis.


17) Parcerias e meios de implementação

Reforçar os meios de implementação e estimular a parceria global.


Referências:


Instituto Aurora. Instituto Aurora. ODS: o que esta sigla significa e como ela impacta o mundo hoje. Disponível em: https://institutoaurora.org/ods-o-que-esta-sigla-significa/?gclid=CjwKCAjwjZmTBhB4EiwAynRmD7mtt1PFrkIe7Menj0Id9M0A5MWz8JmYFXY1xpmJaTYfJoxSlvAE4RoCO_sQAvD_BwE Acesso em: 28/04/2022

LIBÓRIO, T. R. A importância dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no desafio da educação para os direitos humanos. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 1, p. 275–296, 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i1.52. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/52 Acesso em: 28/04/2022

Nações Unidas Brasil. Nações Unidas Brasil. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs Acesso em: 27/04/2022


O Globo. Rachel Maia. ODS e o esforço conjunto. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/ods-o-esforco-conjunto-25481450 Acesso em: 28/04/2022


Pacto Global. Pacto Global. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Disponível em: https://www.pactoglobal.org.br/ods Acesso em: 28/04/2022



56 visualizações0 comentário
bottom of page