top of page

NOSSOS PROJETOS DE ECONOMIA CIRCULAR

BOAS PRÁTICAS RU

Esse é o primeiro projeto desenvolvido pelo CirculaCT, que ao longo dos anos foi mudando de forma.

 

Em 2019, através da campanha de diminuição de copos descartáveis no Restaurante Universitário (RU, o bandejão) do CT, em conjunto com a administração do restaurante conseguimos implementar um sistema de porta talheres, suspendendo o uso de embalagens de papel, além do uso de copo medidor para garantir a transferência da mesma quantidade de suco para os alunos e funcionários que levassem seus próprios copos de casa para o restaurante.

1.jpg

Outro restaurante que aderiu ao uso do porta-talher é o Projectus. A maioria dos funcionários das lanchonetes passou a aceitar o uso de copos próprios de clientes, para reduzir o uso de descartáveis.

Em 2020, com a pandemia, a dinâmica do restaurante universitário mudou, os copos descartáveis foram abolidos, pois o suco do restaurante não viria a ser fornecido mais por conta do corona vírus. A abolição dos copos de uso único pareceu vencida, mas o novo modelo de atendimento do RU conta agora com talheres descartáveis e embalagens de marmita. Desse modo, o CirculaCT elaborou, em parceria com o Restaurante Universitário, um manual de boas práticas para o consumo de alimentos gerando o mínimo de resíduos plásticos. 

v3VbfSWb_400x400.jpg

PLASTIC FREE CAMPUS

Plastic Free Campus (PFC) é uma organização internacional dedicada a ajudar escolas de todo o mundo a lutarem contra a poluição dos plásticos de uso único. O PFC ajuda escolas a fazerem a diferença para proteger o meio ambiente e sua própria saúde. Aliado ao CirculaCT, traduzimos seus manuais para a língua portuguesa. 

Image by bantersnaps

Realizamos reuniões periódicas com membros da organização do PFC, assim, aprendemos e acumulamos informações para adotar suas técnicas e sucessos em escolas brasileiras.

REDE UNIVERSIDADES

Nós entendemos, por experiência própria, que avançar com as práticas de sustentabilidade nas instituições acadêmicas não é moleza. Dessa forma, acreditamos que se projetos emergentes e já consolidados em outras universidades contassem com o apoio de uma rede de projetos, o trabalho seria conciso e de alto impacto. 

O Circula CT da UFRJ, a UFSC sem Plástico, a Liga da Sustentabilidade da UFPE, a UNI-RN Sustentável, o Nada é Lixo da UDESC, o ITR Sustentável da UFRRJ e o COMUM da PUCRS já toparam fazer parte dessa rede de troca e cooperação que juntos estamos construindo! 

baixados (2).png
file.png
baixados (4).png
baixados (3).png
baixados (1).jpg
images.jpg

São bem-vindas desde iniciativas estudantis até departamentos institucionais que estejam voltados para a temática da sustentabilidade, do gerenciamento de resíduos e do lixo zero. Nosso intuito é criar uma plataforma online para o compartilhamento de conhecimentos, recursos, experiências e práticas de sustentabilidade no ambiente acadêmico.

CASES

Nessa área desenvolvemos problemas relativos aos setores da Economia Circular e diferentes áreas do conhecimentos, assim, buscamos estimular de uma forma interativa reflexões sobre a análise do ciclo de vida.

Nossa primeira entrega foi para Professora e Pesquisadora Luíza Franca, que buscou conectar em um só desafio para os seus alunos o Gerenciamento de Resíduos Sólidos (GRS), Materiais da Construção Civil e a Economia Circular

bottom of page