top of page

Como expandir a produção agrícola sem prejudicar o meio ambiente,na perspectiva da economia circular

Por Flávio Rosa


A agricultura é uma das primeiras atividades desempenhadas pelos seres humanos que tinham o intuito de promover sua sobrevivência, nesse caso, por meio da produção de alimentos. É inquestionável sua importância no que tange o atendimento de uma das necessidades básicas dos seres humanos, mas apesar disso, é fato também que essa tarefa trouxe outras em problemáticas referentes aos impactos no meio ambiente.

Com a inovação nas técnicas de produção, a mecanização dos processos e a utilização de insumos a fim de aperfeiçoar a produtividade e reduzir as perdas por causas naturais, como pragas ou fenômenos da natureza, acarretaram em significativos impactos ao meio ambiente.


IMPACTOS X POSSÍVEIS SOLUÇÕES


O principal impacto que se pode pensar ao falar sobre expansão agrícola é o desmatamento, afinal é preciso de uma área grande limpa para exercer tal função. O contraponto do desmatamento é o reflorestamento, logo podemos pensar nessa atividade de replantio e reconstrução das florestas e matas como a principal solução para este problema. Além disso, a determinação e demarcação de terras por órgãos governamentais é uma forma viável de minimizar o desflorestamento e evitar que ele continue desenfreado.

A mecanização da agricultura, apesar de trazer agilidade à produção e diminuir os custos com mão de obra, utiliza combustíveis fósseis nesses maquinários, como o óleo diesel, o que prejudica a qualidade do ar, ampliando a poluição atmosférica e favorecendo o aquecimento global.

A utilização de combustíveis mais limpos, como o biocombustível é uma maneira de reduzir essa poluição atmosférica, já que, por não afetar o ciclo do carbono, ele não impacta o efeito estufa.

Redução da biodiversidade por causa do uso de agrotóxicos e/ou pesticidas que atingem não só as áreas de plantio, mas também causam malefícios aos seus consumidores e à espécies próximas, como animais ou plantas.

Por conta do desequilíbrio entre os benefícios e malefícios, este em último maior, que o uso dos agrotóxicos causam ao meio ambiente e seus integrantes, uma solução é fazer sua substituição por técnicas mais naturais e limpas, como o 'controle biológico', o 'MIP - manejo integrado de pragas', defensivos biológicos e fertilizantes.

O maior consumidor de água doce (mais da metade) é a atividade agrícola, portanto os mananciais se tornam escassos, o que pode se tornar uma problemática ainda maior futuramente com o esgotamento desses estoques naturais de água.

Diante disso, a captação da água da chuva com barragens e áreas apropriadas para armazenamento e manejo do reuso dessas fontes hídricas se faz uma boa alternativa para evitar a escassez desses corpos.

Apesar dos grandes benefícios que a agricultura trouxe para a sociedade, seus resultados podem também prejudicar o meio ambiente e, por conseguinte, a população. Assim, essas alternativas são formas de minimizar ou solucionar esses impactos e fazer com que a produção agrícola e a natureza tenham uma convivência mais amistosa.




Referências:

Agência Brasil. Alana Gandra. Estudo mostra que é possível conciliar recuperação florestal e expansão agrícola. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-05/planejamento-pode-conciliar-recuperacao-florestal-e-expansao-agricola. Acesso em: 24/03/2022.


Prepara Enem. Jennifer Rocha. O Biocombustível é mesmo um Combustível Limpo? Disponível em: https://www.preparaenem.com/quimica/o-biocombustivel-mesmo-um-combustivel-limpo.ht. Acesso em: 24/03/2022.


Mundo Educação. Amarolina Ribeiro. Impactos da produção agrícola. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/impactos-producao-agricola.htm. Acesso em: 24/03/2022.


BBC News. Letícia Mori. Por que o futuro do agronegócio depende da preservação do meio ambiente no Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48875534. Acesso em: 24/03/2022.


Ética Ambiental. ÉTICA AMBIENTAL. 3 alternativas para substituir a utilização de agrotóxicos. Disponível em: https://etica-ambiental.com.br/utilizacao-de-agrotoxicos/amp/. Acesso em: 24/03/2022.


156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page