Você conhece as sacolas de mandioca?

Déborah Ribeiro de Alvarenga


Sacola de mandioca – Foto: Reprodução/alchimiaam


O plástico é o resíduo que mais causa impactos no meio ambiente. As sacolas feitas desse material são responsáveis pelo entupimento de bueiros e córregos, pela poluição de mares e rios e pela morte de milhares de pássaros e animais marinhos por ano. Por conta disso, Kevin Kumala, um biólogo da Indonésia que trabalha na empresa Avani Eco, teve uma ideia genial para substituir esse resíduo nos supermercados: as sacolas de mandioca.

Essa invenção é muito parecida, visualmente, com os sacos plásticos utilizados no nosso dia a dia, mas com uma importante diferença: ela é 100% biodegradável. As sacolas de mandioca se dissolvem na água e podem servir de alimento para os animais quando jogadas no mar. Além disso, você pode colocá-las dentro de um copo com água quente, diluir e beber! E sim, isso faz muito bem para a sua saúde. Porém, as vantagens não param por aí... elas são mais resistentes que os sacos usados nos supermercados atualmente e podem carregar 1kg a mais (você não precisa de duas delas para carregar uma garrafa de refrigerante). Apesar de se dissolver na água, ela é “inteligente” o suficiente para não desmanchar na chuva e suas compras não serão espalhadas por aí.

Outros produtos feitos de mandioca

A Avani Eco também trabalha com outros produtos feitos de mandioca, como guardanapos, copos, talheres, bandejas e embalagens. No Brasil, essa iniciativa já foi colocada em prática pela IFood, anunciando durante o programa BBB 21 que os donos dos restaurantes já podem fazer as entregas sem uso de plástico. Leia mais em: https://www.circulact.org/post/greenwashing-e-a-press%C3%A3o-social.

Porém, não é só entre os alimentos que a mandioca ganha espaço. A indústria de cosméticos está usando o legume para desenvolver shampoos e cremes de cabelo, pois ele é rico em vitaminas e nutrientes essenciais à nutrição dos fios. A Haskell, a Eico e a Bio Instinto são exemplos de empresas que investem nesses produtos. Infelizmente, as embalagens ainda são feitas de plástico, mas a diminuição de produtos químicos no shampoo já é uma conquista para o meio ambiente.

Por que essas sacolas são úteis para o Brasil?

O Brasil é o quarto maior país produtor de mandioca, correspondendo a 10% de toda a produção mundial. Esse produto é muito adaptável e barato, podendo ser cultivado em qualquer estado brasileiro. Economicamente, é uma ótima opção fazer essa troca de sacolas. Também é importante dizer que esse legume é um dos principais alimentos energéticos, principalmente para os países em desenvolvimento, e já ganhou prêmios internacionais pela sua importância, como o de segurança alimentar em São Paulo. Como se isso não bastasse, esse tipo de saco ajudaria no combate à poluição da água, principalmente nos centros urbanos, onde essa questão é mais agravante. Então, o que estamos esperando para tornar as sacolas de mandioca uma realidade no país?

Referências

Estadão. João Pedro Malar. Sacola feita com mandioca é alternativa sustentável ao plástico. Disponível em: Sacola feita com mandioca é alternativa sustentável ao plástico - Emais - Estadão (estadao.com.br). Acesso em 01/02/2021.

Pensamento Verde. Redação Pensamento Verde. Impacto das Sacolas Plásticas no Meio Ambiente. Disponível em: Impacto das Sacolas Plásticas no Meio Ambiente - Pensamento Verde. Acesso em 01/02/2021.

Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mandioca. Disponível em: Mandioca - Portal Embrapa. Acesso em: 02/02/2021.


27 visualizações0 comentário