O QUE DEVERÍAMOS APRENDER COM POVOS ORIGINÁRIOS

Por Felipe Mesquita

O fato de povos originários terem uma relação mais harmônica com a natureza é do conhecimento da maioria, não é preciso ir muito longe para essa afirmação ser confirmada. Quando feito o comparativo por imagens entre territórios onde há demarcação de terras indígenas e os demais territórios, dá para perceber que áreas que não possuem demarcação sofrem mais com o desmatamento. No ano passado o G1 noticiou um estudo publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences em que observa-se que, na Amazônia, houve menos desmatamento dentro de territórios indígenas do que em áreas não demarcadas. No entanto, de que modo os povos originários se diferenciam do resto de nós?


(Foto: Renato Soares)


Lucro acima do meio ambiente

A relação entre a sociedade atual e o meio ambiente se resume na grande extração de recursos naturais que visam o lucro, independente de suas limitações. Com os avanços de um sistema que opera com esse objetivo por meio da exploração da natureza , ao longo dos anos os danos ecológicos resultantes desse processo são perceptíveis. Um grande exemplo disso é o desmatamento ilegal de florestas motivado pelo agronegócio.


Em razão dessa lógica capitalista, em que coloca-se o lucro acima de tudo, a percepção da sociedade é moldada para acreditar que é proprietária do meio ambiente em vez de se ver como parte dele. Essa é uma visão que precisa ser mudada o quanto antes, pois eventuais desastres como os incêndios florestais na Grécia e as ondas de calor no Canadá, onde as temperaturas não costumam ser tão altas, podem ser interpretadas como aviso de um possível colapso ambiental consequente da ação humana.


Povos originários e o meio ambiente

Ao contrário de uma sociedade que se vê como proprietária da natureza, povos originários, usualmente, enxergam-se como parte dela. Com isso, a noção da manutenção do meio ambiente por meio do uso sustentável dos recursos naturais como importante fator para a existência de vida é comum entre esses povos. A utilização da natureza não atinge o nível de exploração mencionado anteriormente, pois esses recursos são retirados por eles apenas para atender às suas necessidades, logo não há um impacto ecológico.


Essa percepção que povos originários têm sobre a natureza, é um aprendizado que seria importante o mundo ocidental aderir, pois os danos ao planeta estão cada vez mais aumentando. Em seus estudos, Freud falou sobre as feridas narcísicas, que seriam descobertas da humanidade que afetavam o ego do ser humano, como por exemplo a descoberta de que a Terra não era o centro do universo. Se fosse possível classificar uma futura descoberta como uma dessas feridas, provavelmente seria o dia em que a humanidade descobriria que não é proprietária do meio ambiente. Porém, esperamos que até lá não seja tão tarde.


Fontes:

G1. Globo. Demarcação de terras indígenas reduziu o desmatamento na Amazônia, diz estudo. Disponível em:

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/08/12/demarcacao-de-terras-indigenas-reduziu-o-desmatamento-na-amazonia-diz-estudo.ghtml Acesso: 20/08/2021


De olho nos ruralistas. Observatório do agronegócio no Brasil. Fotos documentam avanço do agronegócio na região do Xingu. Disponível em:

https://deolhonosruralistas.com.br/2016/10/05/fotos-documentam-avanco-do-agronegocio-na-regiao-do-xingu/ Acesso: 20/08/2021


CARVALHO, Matheus ; RUIZ, Giulia ; VIEIRA, Ana. Os desdobramentos do capitalismo na questão ambiental: questão social e ecocídio. Disponível em:

https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/view/1418/1386 Acesso: 19/08/2021

Povos indígenas no Brasil. Instituto Socioambiental. Índios e o meio ambiente. Disponível em:

https://pib.socioambiental.org/pt/%C3%8Dndios_e_o_meio_ambiente Acesso: 20/08/2021


El País. GORTÁZAR, Naiara. Por que os indígenas são a chave para proteger a biodiversidade planetária. Disponível em:

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/07/politica/1557255028_978632.html Acesso: 20/08/2021


Psicanálise Clínica. Instituto brasileiro de psicanálise clínica. Disponível em:

https://www.psicanaliseclinica.com/feridas-narcisicas/ Acesso: 20/08/2021








24 visualizações0 comentário