Mudanças climáticas provocam a formação de desertos?

Atualizado: 6 de out. de 2021

Como os temas de mudanças climáticas e desertificação se mesclam


Por Flávio Rosa


O evento de modificação, onde uma região antes vegetativa se torna um deserto, seja por meio de ações naturais ou antrópicas, é o que chamamos de desertificação. Ela traz consigo a infertilidade e aridez dos solos, ultrapassando os limites de suporte da área.


Segundo o site Ecycle, a principal causa da desertificação hoje em dia, é por meio de ações antrópicas, ou seja, aquelas causadas pelo homem.


O processo de desertificação impacta diretamente três frentes: ambientais, sociais e econômicas, pois, por afetar diretamente os solos, ela abala sistemas de alimento e distribuição. E consequentemente, serviços e economias locais, provocando grandes migrações e futuramente, aglomerações em certas regiões, o que também levará a escassez de recursos.




Fonte: iStock


Mas qual a relação de mudanças climáticas com o tema e como combater essa efeito?


O fenômeno da desertificação é geralmente causado pelas mudanças climáticas, que por sua vez, é frequentemente consequência das ações humanas. Locais que são desmatados, por exemplo, aumentam o escoamento superficial e a velocidade de ventos superficiais, o que provoca alterações no clima da região que antes era tropical e agora será mais árido e com correntes de ar mais frequentes.


Outro exemplo é em relação às chuvas: modificações em um clima chuvoso, fazendo com que ele fique menos úmido, resulta em um aumento da seca e, portanto, em um aumento da criação de desertos. Além disso, efeitos nos climas locais alteram a biodiversidade das áreas afetadas, levando à redução da abundância de espécies da fauna e flora e logo, resultando no processo de desertificação.

Desse modo, se fazem necessárias ações como um melhor manejo do solo, diminuição das ações de desmatamento, além da educação e conscientização da população.



Periódicos UFSC. Válter Cardoso Tavares, Ítalo Rodrigo Paulino de Arruda, Danielle Gomes da Silva. Desertificação, mudanças climáticas e secas no semiárido brasileiro: uma revisão bibliográfica. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/2177-5230.2019v34n70p385/38526. Acesso em: 13/09/2021.


Embrapa. ACCIOLY, L. J. de O.; SILVA, A. B. da; ANGELOTTI, F.; SA, I. B.; SILVA, E. A. da; PEREIRA, A. G. de S. Mudanças climáticas e desertificação. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1111291/mudancas-climaticas-e-desertificacao#:~:text=Resumo%3A%20A%20Conven%C3%A7%C3%A3o%20das%20Na%C3%A7%C3%B5es,%22%20(ONU%2C%202011). Acesso em: 13/09/2021.


Água Sustentável. IAS. Desertificação - causas, exemplos e soluções. Disponível em: https://aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/60-desertificacao-causas-exemplos-e-solucoes. Acesso em: 13/09/2021.


Ecycle. EYCLE. Entenda o que é desertificação do solo. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/desertificacao/amp/. Acesso em: 13/09/2021.


20 visualizações0 comentário