Consciência na Escolha da Escova de Dentes

Atualizado: 25 de mar. de 2021

Aline Pinna


O que posso fazer para minimizar o impacto dos meus hábitos no meio ambiente? Nossos hábitos diários como o gasto de água ou o lixo que geramos contribuem com a degradação do planeta. Imagina o quanto de economia de recursos naturais poderíamos ter ao mudar a rotina de uma comunidade. Eu estou sempre empenhada em descobrir algo que eu possa melhorar nesse sentido. Então, o assunto de hoje é o momento da limpeza dos dentes.

Além da preocupação com a economia da água na hora de escovar os dentes, você sabia que a escolha da escova também pode causar um maior ou menor impacto ambiental?


Foto de C Technical no Pexels

Sendo a escova de dentes o principal utensílio de higiene bucal e sua troca a cada 3 meses recomendada por especialistas, cada pessoa descartaria 4 escovas anualmente. Se pensar na população mundial, o volume de escovas descartadas é enorme. Volume de lixo é uma preocupação constante e o descarte correto uma necessidade urgente.


Escova de dentes: vida curta com material de vida longa

A escova dentária necessita ser trocada por causa do desgaste de apenas parte dela: as cerdas. Então, a escova de dentes é um objeto que possui um ciclo de vida curto por causa

desse descarte periódico sendo insustentável, mas indispensável. A maioria das escovas de dentes são feitas de plástico polipropileno e nylon. O plástico possui alta durabilidade, é derivado do petróleo sendo super poluente e não-renovável.


As Escovas de dente sustentáveis

Diante desse cenário surgiram as escovas de dentes sustentáveis, normalmente com cabo de bambu sendo totalmente biodegradável e compostável. As cerdas de nylon podem ser feitas à base de plantas. Sua produção demonstra uma preocupação ambiental, das tintas que pintam o cabo serem ecológicas às embalagens livres de plástico. Foto de Karolina Grabowska


Confira o quadro comparativo e faça uma escolha consciente.

* Escova Dental Colgate Classic Clean - Macia por R$ 3,49 em extra.com.br

** Escova De Dente De Bambu Preta por R$ 13,99 em extra.com.br



Referências:


SOARES, M. A. F. As escovas ecológicas são uma alternativa segura às escovas convencionais? 2020. 35 f. Dissertação (Mestrado em Medicina Dentária) - Faculdade de Medicina Dentária, Universidade do Porto, Porto - Portugal, 2020.


DELGADO, G. M. Objetos No Cotidiano E Sustentabilidade: Proposta De Design - Sistêmico Para Escovas Dentárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Design do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.


















45 visualizações0 comentário