15 dicas para trazer sustentabilidade às festas de final de ano

Por: Vanessa Oliveira


O fim de ano é uma época em que as atenções estão voltadas para os eventos. A corrida pelos presentes, enfeites e ingredientes para ceia em shoppings, mercados, ruas, só mostram o quanto tudo é intensificado neste período. Seja em confraternização de empresa ou reunião com amigos e familiares, as festas trazem consigo um histórico de desperdício e falta de consciência ambiental.

Os lixos gerados nesse período e o descarte irresponsável geram problemas para o meio ambiente, além de poluírem os recursos naturais. O excesso de consumo traz efeitos negativos não só para a natureza, mas também para a sociedade e para o nosso próprio bolso.

De modo a promover festas de final de ano mais sustentáveis, seja como anfitrião ou convidado, é necessária uma remodelação das práticas de consumo. Existem diversas iniciativas que podemos tomar a fim de reduzir esses impactos. Confira agora algumas dicas para pôr em prática, já esse ano, e colabore para um mundo mais consciente.


1. Em relação às compras, analise se você realmente necessita daquele item, a fim de evitar aquisições impulsivas. Fique de olho em promoções e não esqueça de comparar preços.

2. Fique atento ao excesso de embalagem nos produtos que irá comprar. Além disso, leve sua própria sacola quando for às compras.

3. Caso seja necessário utilizar embalagens de presente, opte pelas mais simples e que possam ser reutilizadas. Na hora do descarte, encaminhe-as para a reciclagem.

4. Dê preferência ao comércio local - isso contribui para a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera.

5. Use a criatividade para elaborar os presentes, pois seu valor está mais relacionado ao significado que, necessariamente, seu preço.

6. Planeje sua ceia de modo a comprar a quantidade de alimentos necessária para evitar desperdícios.

7. Caso haja sobras de alimentos, manuseie e armazene-os de forma correta - você ainda poderá consumi-los ou, então, fazer doações.

8. Se necessário o descarte de resíduos, faça de maneira adequada, separando-os por tipo e levando em consideração a possibilidade de reciclagem.

9. Busque não utilizar utensílios (pratos, copos e talheres) descartáveis. Caso não queira abrir mão, prefira os que são feitos de material reciclado ou que poderão ser reutilizados.

10. Para as decorações, utilize enfeites artesanais ou feitos com materiais reciclados. Guarde-os com cuidado para poder reutilizá-los no ano seguinte.

11. As árvores de Natal artificiais possuem derivados do petróleo em sua composição, gastando energia para ser produzidas, além de poluírem o meio ambiente. Se possível, enfeite uma ou várias árvores ou plantas naturais.

12. Utilize lâmpadas de LED, seja para iluminar sua residência ou fazer as decorações. As velas ecológicas feitas com ceras vegetais também são uma saída para decoração, além de serem mais baratas que as tradicionais.

13. Utilize papéis reciclados nos seus cartões de natal, trazendo, além da sustentabilidade, a originalidade.

14. Na hora de escolher as empresas que irão prestar serviço para sua festa, priorize as que possuem responsabilidade ambiental - analise como elas realizam seus descartes, suas reutilizações, entre outras questões. Essa dica também se aplica às marcas que você irá consumir.

15. Estimule a carona solidária, de modo a reduzir a utilização de automóveis e minimizar seus impactos ao meio ambiente.


Trazer a sustentabilidade para as festas de final de ano não é tarefa tão difícil. Algumas iniciativas são simples, mas podem fazer bastante diferença, caso todos entendam a real necessidade de colocá-las em prática. Essa é uma excelente época para refletir e uma oportunidade de aproveitar a chegada de um novo ano para promover uma mudança de hábitos.


REFERÊNCIAS:


Ciclo Vivo. 12 dicas para tornar as festas de fim de ano mais sustentáveis. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/12-dicas-para-tornar-as-festas-de-fim-de-ano-mais-sustentaveis/. Acesso em: 13 de dezembro de 2021.


Ética Ambiental. Como fazer festas sustentáveis no fim de ano. Disponível em: https://etica-ambiental.com.br/festas-sustentaveis-no-fim-de-ano/. Acesso em: 13 de dezembro de 2021.

Pensamento Verde. Nas festas de fim de ano, seja responsável com os seus resíduos. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/im-green/nas-festas-de-fim-de-ano-seja-responsavel-com-os-seus-residuos/. Acesso em: 13 de dezembro de 2021.


Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST/PR). Saiba como ter festas de final de ano mais sustentáveis. Disponível em: https://www.sedest.pr.gov.br/Noticia/Saiba-como-ter-festas-de-final-de-ano-mais-sustentaveis. Acesso em: 13 de dezembro de 2021.


Sustentável Blog. Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Saiba como tornar as festas de final de ano mais sustentáveis. Disponível em: https://cebds.org/saiba-como-tornar-as-festas-de-final-de-ano-mais-sustentaveis/#.Ybk6Gb3MLIU. Acesso em: 13 de dezembro de 2021.

12 visualizações0 comentário